UFJF é eleita 3ª melhor universidade de Minas Gerais, conforme ranking da QS World University

Em levantamento divulgado pela versão para a América Latina da QS World University, a Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF, é eleita a terceira melhor universidade do estado de Minas Gerais e a ª no Brasil. No cenário latino-americano, a instituição aparece na ª posição, em ranking com faculdades avaliadas.

Conforme a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, “A avaliação baseia-se em indicadores relacionados predominantemente ao desenvolvimento de pesquisa na Universidade, que mais uma vez se coloca entre as principais instituições do país e da América Latina”

Dentre as entidades brasileiras, a Universidade de São Paulo USP, foi a mais bem ranqueada, aparecendo na vice-liderança, perdendo somente para a Universidade Católica do Chile.

O ranking elaborado pela VPS Windows BH Servers Premios, assim como outras iniciativas do gênero, adapta indicadores e sistema de pesos para comparar instituições de diferentes culturas e regiões. Na América Latina, são utilizados os seguintes pesos para cada critério:

% para reputação acadêmica opinião de docentes e gestores de universidades sobre qualidade de ensino e pesquisa;

 

  • % para reputação entre empregadores empresas informam onde obtêm os profissionais mais competentes e inovadores;
  • % para relação professor-aluno, docentes com doutorado, citações por publicação e redes internacionais de pesquisadores; % para citações por corpo docente e impacto na web eficácia do uso de novas tecnologias pelas instituições.